sábado, 13 de novembro de 2010

Jimi Hendrix

Meus caros,

Regresso com um novo post e desta feita,sem qualquer sombra de dúvidas,
ainda mais interessante que o anterior! Estou tão excitado que soltei uma gotinha de chichi nas calças, dada a grandiosidade do artista que vou referenciar. Trata-se nada mais nada menos do mítico Jimi Hendrix. É graças a ele que comprei a minha guitarra eléctrica. Sempre que oiço as suas músicas fecho os olhos e fantasio como teria sido ser uma lenda do rock como ele. Quando reabro os olhos, tenho uma lágrima ao canto do olho.


Nasceu a 27 de Novembro de 1942 em Seattle, Washington, com o nome de Johnny Allen Hendrix, no entanto o seu pai iria renomear o artista de James Marshall "Jimi" Hendrix em memória do seu malogrado irmão. É com esse nome que o Jimi seria reconhecido mundialmente como um dos maiores guitarristas da história da humanidade.

Apesar de não ter qualquer tipo de formação musical é incrível testemunhar a sua ascensão meteórica na industria musical, influenciando vários artistas da área pela sua irreverência e criatividade. Acredito que o facto de não possuir qualquer formação na área, Jimi teve a liberdade para criar o seu próprio estilo. Outro facto curioso e que possa ter contribuído para o seu som singular era de que ele era canhoto e tocava guitarra para destros virada ao contrário.

Admirador de B.B. King, Muddy Waters, Howlin' Wolf, Albert King e Elmore James, todos eles conceituados artistas de blues e soul, inspirou-se nos mesmo para criar o seu estilo inovador.
Tocou com várias guitarras ao longo da sua vida, mas a sua guitarra de eleição era a Fender Stratocaster. Abraçou as potencialidades que a guitarra oferecia e desenvolveu técnicas que pudessem explorar ao máximo as características do instrumento.
Procurava constantemente novos efeitos na guitarra e foi pioneiro na utilização do pedal de wah-wah. As notas que nasciam dos acordes tocados por Hendrix são caracterizadas pela sua intensidade e impacto sonoro, assim como a variação de efeitos que realizava. Proferiu algumas frases que simbolizam um pouco a sua opinião sobre o processo de criação de música, "All I'm gonna do is just go on and do what I feel." e "Blues is easy to play, but hard to feel.". Acreditava que devíamos ser livres de fazermos que quisermos e que a música deve nascer no sentimento.

A sua técnica com a guitarra era de outro mundo e pode ser compravada pelo vídeo abaixo. O Homem tocava guitarra com os dentes... OS DENTES!


Durante a sua vida deu inúmeros concertos e todos eles de certa forma memoráveis. De entre os vários concertos, decidi focar-me num em particular, o Monterey pop festival, onde Hendrix parece possesso pela música que cria e simula actos sexuais com a própria guitarra. Como se isso não fosse suficiente, rega a guitarra com líquido combustível, incendeia-a e no final destrói-a. Tudo isto pode ser comprovado no vídeo abaixo.


Para além dos concertos inesquecíveis Jimi Hendrix deixou-nos uma herança musical de elevada qualidade, de seguida apresento-vos o meu top5 do artista. Trata-se da minha opinião pessoal e espero que não se sintam ofendidos se deixei algum versão de fora, sei que qualquer canção poderia surgir nesta classificação e percebo se não concordarem com a minha selecção.

  1. Little Wing


  2. Voodoo Child

  3. All Along the Watch Tower

  4.  Hey Joe


  5. Purple Haze

Como já mencionei, existem várias possibilidades para esta lista, nomeadamente, "If 6 was 9", "Bold as Love", "Fire","Crosstown Traffic","Gloria","Machine Gun", "Foxey Lady", etc, etc. Só sei que quando oiço estas músicas, deixo-me levar pelo momento e executo movimentos incríveis de air guitar.

Contudo a sua morte prematura foi um choque para o mundo, Jimi que em somente 4 anos conquistara o mundo, fora encontrado morto no dia 18 de Setembro de 1970 em Londres. Pensa-se que a causa da morte está relacionada com uma overdose  de comprimidos para dormir... faleceu asfixiado no próprio vómito. No entanto a causa da morte não é unânime entre a comunidade e muitos conspiram acerca de homicídio.

Finalizo com outra citação do artista, "I´ve been imitated so well I´ve heard people copy my mistakes.". Acredito que se trata de uma critica a quem o tenta imitiar e de certa forma nos encoraja a criar o nosso próprio estilo. Quem sabe se não haverá um tipo de Jimi Hendrix no interior de cada um de nós?

 
Facto curioso
- Durante a sua experiência no exército, Jimi fingiu ser homossexual, dizendo que estava apaixonado por um companheiro com o intuito de ser dispensado do serviço, no entanto a iniciativa não produziu os resultados desejados.

Rock On!!!!
\m/ ( >.<) \m/
Ricardo Barroso

2 comentários: